Como ter saúde de ferro na terceira idade

Como a nutrição, o exercício físico e o seu comprometimento são fundamentais para ter saúde de ferro na terceira idade.

A terceira idade é uma fase da vida em que a saúde e o bem-estar devem receber atenção especial. Para ter uma saúde de ferro nessa etapa, algumas orientações são fundamentais, como a nutrição, o exercício físico e o comprometimento.

Em primeiro lugar, é importante adotar uma alimentação equilibrada e nutritiva. Descascar mais e desembalar menos, ou seja, evitar os alimentos processados e industrializados e priorizar o consumo de frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas e alimentos fermentados. Além disso, é essencial manter-se hidratado, bebendo água regularmente ao longo do dia.

A prática regular de atividades físicas também é crucial. Exercícios como caminhadas, natação, dança e musculação ajudam a fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e manter o sistema cardiovascular saudável.

Além disso, é fundamental realizar check-up médicos regulares. Essas consultas permitem monitorar a saúde geral, identificar precocemente possíveis problemas e iniciar tratamentos adequados. Importante acompanhar o peso e a circunferência abdominal, além de fazer exames como glicemia e insulina, colesterol e triglicerídeos, ferritina, vitamina B12, tireoide (TSH, T4 e T3 livres), FAN (autoimunidade), homocisteína, Gama GT (oxidação), ácido úrico, proteína C-Reativa e o acompanhamento hormonal.

Nutrientes e suplementos nutricionais

No que diz respeito aos suplementos nutricionais, eles devem ser utilizados com orientação do profissional da saúde. Alguns suplementos que podem ser importantes na terceira idade incluem:

Vitamina D: desempenha um papel crucial na saúde óssea e imunológica.

Vitamina B12: A capacidade de absorção dessa vitamina pode diminuir com a idade. A suplementação pode ser recomendada para prevenir a deficiência, especialmente em vegetarianos e veganos.

Ômega-3: Pode contribuir para a saúde cardiovascular e cerebral.

Magnésio: mineral pobre no solo brasileiro, a suplementação auxilia na saúde óssea e muscular.

Antioxidantes como luteína, zeaxantina e astaxantina contribuem para a saúde da visão e auxilia no combate a DMRI (doença macular relacionada a idade). Além de outros antioxidantes que contribuem de forma geral, como a coenzima Q10, o carotenoide curcumina e as vitaminas A, C e E.

Beta-glucana: para reforço do sistema imune.

Após o check-up um médico ou nutricionista poderá traçar as melhores estratégias de suplementação e atividade física de acordo com as condições de saúde.

Em resumo, o seu comprometimento em adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e realizar check-up médicos para monitorar sua saúde, é que promoverá uma saúde de ferro na terceira idade.

Deixe um comentário

X