Alergia Alimentar e Intolerância: a Relação com as Enzimas e o intestino

Embora possam compartilhar alguns sintomas semelhantes, alergia alimentar, intolerância e sensibilidade tem características distintas. 

Entenda a diferença entre alergia alimentar, intolerância e sensibilidade e como a saúde intestinal contribui para uma melhor saúde e qualidade de vida.

Alergia alimentar, intolerância e sensibilidade

Alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico a uma substância específica presente em determinados alimentos, ainda que estes alimentos sejam saudáveis, como por exemplo o ovo ou camarão. É uma reação alérgica que pode causar sintomas graves, como erupções cutâneas, inchaço, dificuldade respiratória e até mesmo anafilaxia.

A intolerância alimentar ocorre quando o organismo não consegue digerir ou processar corretamente certos alimentos devido à falta de enzimas necessárias. Isso pode resultar em sintomas como desconforto abdominal, diarreia e gases.

A sensibilidade alimentar é uma resposta do sistema imune a determinados alimentos, mas diferente do que ocorre com a alergia. Os sintomas de sensibilidade alimentar podem ser mais lentos para se manifestar e podem variar de pessoa para pessoa. Os sintomas mais frequentes incluem desconforto gastrointestinal, dores de cabeça, fadiga, problemas de pele e alteração de humor.

Enzimas e suas funções no organismo

As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas no organismo. No contexto alimentar, as enzimas são responsáveis por quebrar os nutrientes em moléculas menores, permitindo sua absorção adequada pelo corpo. Elas desempenham um papel crucial na digestão e no metabolismo dos alimentos.

  •  Relação das enzimas com a intolerância alimentar

Na intolerância alimentar, a falta de enzimas necessárias para digerir certos alimentos pode levar a sintomas desagradáveis. Por exemplo, a intolerância à lactose ocorre quando o organismo não produz a enzima lactase suficiente para digerir a lactose presente nos produtos lácteos.

No caso da sensibilidade alimentar, algumas enzimas específicas podem estar em desequilíbrio, resultando em uma resposta do sistema imune a determinados alimentos. Embora a causa exata não seja totalmente compreendida, acredita-se que certas enzimas estejam envolvidas nas reações adversas.

  • Alimentos que fornecem enzimas para o organismo:

Alguns alimentos contêm enzimas que podem auxiliar na digestão e no equilíbrio do organismo. Abacaxi, manga, kiwi e mamão, por exemplo, são ricos em enzimas digestivas, como bromelaína e papaína. Consumir esses alimentos pode ajudar na quebra dos nutrientes e facilitar a digestão.

Importância da saúde intestinal e sua relação com a imunidade

A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na saúde do sistema imunológico. Quando há um desequilíbrio na microbiota ou uma hiperpermeabilidade da parede intestinal (também conhecida como “intestino permeável”), pode ocorrer uma resposta inflamatória no organismo. Isso pode levar a transtornos na imunidade e aumentar a suscetibilidade a alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares.

Melhorando a saúde do intestino e equilibrando a microbiota

Para melhorar a saúde intestinal, é fundamental adotar uma dieta equilibrada, rica em fibras e alimentos naturais, além do consumo adequado de água. Evitar alimentos processados, açúcares refinados e gorduras ruins também é recomendado. Além disso, a inclusão de probióticos, como iogurte, kefir e alimentos fermentados, pode ajudar a promover um ambiente saudável para as bactérias intestinais benéficas.

Contudo, entender os sinais que o corpo dá é o primeiro passo para tomar melhores decisões alimentares, cuidar da saúde e buscar ajuda profissional quando necessário.

Manter uma dieta equilibrada, cuidar da saúde do intestino e consumir alimentos naturais ricos em enzimas, poderá promover uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral.

Deixe um comentário

X