Prefira os cereais integrais

Pães, arroz, biscoitos, macarrão, farinha… são diversas as opções de alimentos que encontramos nas prateleiras do supermercado e que podem ser encontrados na versão refinada ou integral.
De forma geral, as pessoas tem conhecimento que os alimentos integrais são benéficos à saúde, mas a grande maioria tem dificuldade de mudar os hábitos e adaptar o paladar para passar a consumir os alimentos integrais.
Se você é do time que ainda torce o nariz para os integrais, conheça um pouco mais sobre eles e inspire-se para dar mais um passo em direção a saúde.

Por que integral?
O alimento integral é inteiro, ou seja, não passa pelo processo de refinamento que retira a maior parte de suas cascas e películas protetoras, portanto conservam mais vitaminas e minerais, além de oferecer mais fibras do que os refinados.

Os benefícios
– Como os grãos integrais são menos processados, eles têm um índice glicêmico menor do que os grãos refinados.
– As fibras presentes nos alimentos integrais dão maior saciedade após as refeições.
– Os cereais integrais contribuem com a redução do colesterol e com o controle do índice de glicose no sangue.

Agora que você já conhece algumas vantagens dos alimentos integrais, que tal começar a introduzi-los no seu dia a dia?
Faça gradualmente a troca dos alimentos feitos com grãos processados pelos integrais até acostumar o paladar, e mais adiante insira outros alimentos integrais na sua rotina como pão, macarrão etc.

E por que não começar pelo arroz?
Uma dica é preparar o arroz integral na panela de pressão.
Para cada xícara de arroz integral utilize 1 ½ xícara de água. Após lavar bem o arroz, coloque-o na panela de pressão com a água e sal a gosto. Feche a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que houver pressão, reduza o fogo ao mínimo possível e cozinhe por mais 50 minutos. Apague o fogo e deixe repousar mais 20 minutos sem abrir a panela.

Panelas elétricas de arroz tem um custo acessível e pode ser uma alternativa para cozinhar o arroz integral que leva mais tempo para ficar pronto, basta adicionar o arroz, a água e os temperos de sua preferência e não precisa ficar “vigiando” o arroz ficar pronto.

Compartilhe suas ideias de como introduzir os grãos integrais na rotina diária.

Deixe um comentário

X