Beta-Glucana e o sistema imune

Recentemente a Anew lançou o ß-Glucan 80, produto que fornece 250 mg de beta-glucana por cápsula e vitamina C extraída da acerola.

Beta-glucana
Os polissacarídeos começaram a ser estudados na década de 1890 e em 1960 foi dado início aos estudos de beta-glucana propriamente. Já em 1983 a beta-glucana tornou-se oficialmente um suplemento alimentar no Japão. Desde então muitos estudos científicos foram feitos e atualmente é possível localizar mais de 10.000 trabalhos sobre a beta-glucana.

As beta-glucanas são encontradas na parede celular de leveduras, fungos e alguns cereais que se diferenciam pelo tipo de ligação entre as unidades de glicose da cadeira principal e por suas ramificações que se conectam a esta cadeia.
O tipo de ligação nas estruturas dos fungos e leveduras é ß-glucanas (1,3)-(1,6) porém os fungos possuem ramificações curtas e as leveduras possuem ramificações longas. Já os cereais possuem ligações ß-glucanas (1,3)-(1,4).

Tais diferenças estruturais podem implicar na atividade biológica dessas fibras, sendo que as beta-glucanas de leveduras são mais complexas quimicamente e por essa razão tem maior poder de estimular o sistema imune.

A beta-glucana extraída das leveduras tem algumas vantagens:

• padronização da paede celular, cada levedura isolada sempre será idêntica a outra. A biotecnologia empregada no processo de produção permite acompanhar a qualidade e o percentual mínimo de beta-glucana presente em sua parede celular, sem necessidade de aditivos, conferindo um produto 100% natural.
• produção em larga escala
• não sofre interferência do meio-ambiente de cultivo, como adubo, solo, entre outros, evitando possíveis contaminações e variações na concentração de beta-glucana.

Como é a ação da beta-glucana

Ao ser ingerida, a beta-glucana passa pelo estômago e chega ao intestino intacta, apenas alguns animais conseguem digerir a beta-glucana no estômago.
No intestino, os macrófagos da placa de Peyer fagocitam e liberam os fragmentos de beta-glucana no organismo, esses por sua vez, se ligam a outras células do sistema imune (macrófagos, neutrófilos e células NK) que ficam em estado de alerta para possíveis ataques de vírus e bactérias.
Testes realizados com a ingestão de beta-glucana apontam que após três dias de ingestão já é possível identificar os fragmentos de beta-glucana nos macrófagos e sua atividade em benefício do sistema imunitário.

ß-Glucan 80

O ß-Glucan 80 são cápsulas vegetais que combinam dois ingredientes: polissacarídeos extraídos da parede celular da levedura Saccharomyces cerevisiae que concentra 80% de beta-glucana e acerola em pó Malpighia glabra L. que fornece 25% de vitamina C.

No processo de fabricação da beta-glucana utilizada pela Anew, a beta-glucana é isolada por meio da alteração do pH e da temperatura. Na sequência o produto é filtrado, seco e peneirado. Todo lote possui certificado de análise que garante o mínimo de 80% de concentração de beta-glucana.

A matéria-prima é vegana e possui os certificados Halal e Kosher.

O pó de acerola é extraído da própria fruta, a cada 2,5 kg de fruta obtemos 1 kg de pó.
No processo de fabricação, é utilizado o concentrado líquido de acerola padronizado com 25% de vitamina C, que passa por secagem via spray dryer e resulta no pó.
O pó de acerola utilizado pela Anew também possui certificado Kosher.

O ß-Glucan 80 possui efeito imunomodulador por contribuir com a saúde do sistema imune.

Veja o produto na loja:

Deixe um comentário

X