Suplementação de Iodo

A Anew convidou o Dr. Gederson Succolotti para falar sobre a importância do consumo de Iodo devido a baixa ingestão deste nutriente na alimentação da maior parte da população.

%%tb-image-alt-text%%

O iodo consiste num mineral essencial, pertencente à família dos halógenos na tabela periódica, sendo um elemento indispensável à vida do organismo humano.
Estimativas epidemiológicas indicam que mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo sofrem de algum problema de saúde decorrente da sua deficiência atualmente.

Tireóide, estômago, gônadas, pele, próstata, mamas, cérebro, entre outros órgãos, dependem diretamente de níveis séricos adequados desse mineral para as suas atividades bioquímicas.
Essencial para a produção dos hormônios da tireóide, o iodo representa cerca de 59% da massa do T3 (tri-iodotironina) e 65% do T4 (tiroxina).
A sua obtenção pelo organismo depende da ingestão de determinados alimentos ou água. Nesse quesito, algas marinhas, peixes (principalmente bacalhau e atum), frutos do mar, sal integral, ovos cozidos, milho, vagem, morango, Cranberries e banana, constituem as principais fontes alimentares.
Indispensável para o funcionamento cerebral, a carência de iodo representa a principal causa evitável de deficiência intelectual na população geral.

Fatores como hábitos alimentares inadequados, transgenia, empobrecimento do solo, problemas intestinais disabsortivos, entre outros, respondem pelo alto índice de enfermidades decorrentes da carência de iodo hoje em dia.
Diante disso, a suplementação de compostos iodados como a conhecida Solução de Lugol e mais modernamente com extratos de algas marinhas, tem sido recomendada para a prevenção e tratamento de inúmeras patologias decorrentes dessa deficiência.

Autoridades médicas e da nutrição consideram o iodo na forma de suplemento alimentar uma medida segura, isenta de efeitos colaterais importantes e muito bem tolerada.
Essa recomendação ganha maior relevância ainda na população idosa, em gestantes, crianças, doentes crônicos e nas pessoas em uso de tratamentos à base de hormônios tireoidianos.

Doutor Gederson Succolotti

Médico pós graduado em psiquiatria e em Medicina Funcional

www.facebook.com/drgedersonsuccolottioficial

Deixe um comentário

X