Retirei a Vesícula e agora?

Você passou por uma colecistectomia e agora se pergunta: e agora, como será minha vida digestiva sem a vesícula biliar?

Veja o que acontece quando a vesícula é removida e algumas dicas para garantir uma digestão saudável.

A Função da Vesícula Biliar:

A função da vesícula biliar é armazenar a bile produzida pelo fígado. Essa substância é liberada durante a digestão de gorduras, facilitando sua quebra e absorção pelo corpo.

Por Que a Vesícula é Retirada?

A remoção da vesícula, conhecida como colecistectomia, geralmente ocorre devido a problemas como cálculos biliares, que podem causar dor intensa e complicações. Embora a vesícula seja removida, a bile continua a ser produzida, mas sua liberação não é mais regulada.

Consequências da Retirada da Vesícula:

Após a cirurgia, algumas pessoas podem enfrentar dificuldades na digestão de gorduras, refluxo gástrico, desequilíbrio na microbiota intestinal e problemas na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K.

Dicas para uma Digestão Saudável após a retirada da vesícula:

Ainda que a vesícula não esteja mais presente, a boa notícia é que existem algumas orientações para melhorar a qualidade de vida e a digestão, como:

Dieta Balanceada:
Priorize uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais e proteínas magras. Evite grandes quantidades de gorduras, principalmente gorduras vegetais hidrogenadas.

Quantidade de alimentos nas refeições:
Opte por refeições menores ao longo do dia para aliviar o sistema digestivo.

Controle a quantidade de ingestão de gorduras:
Evite alimentos ricos em gorduras, industrializados e fritos. Opte por fontes saudáveis de gordura como abacate, azeite de oliva, ovo e peixe.

Suplementos Enzimáticos:
Sob orientação médica, considere a suplementação de enzimas digestivas para auxiliar na quebra de gorduras durante a digestão.

Suplementação de Vitaminas Lipossolúveis:
Consulte um profissional da saúde sobre a necessidade de suplementar vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Após a retirada da vesícula, a absorção dessas vitaminas na digestão é muito comprometida.

Alimentos fermentados para o intestino:
Inclua alimentos fermentados no dia-a-dia, como kefir, chucrute, nato, missô entre outros. Todos os alimentos fermentados contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal.

Atividade Física Regular:
O exercício físico ajuda na digestão e em toda a saúde. Inclua atividades moderadas na sua rotina.

Hidratação Adequada:
Beba água suficiente para manter-se hidratado e auxiliar na digestão. A quantidade mínima recomendada é de 35 ml multiplicada pelo seu peso corporal. Exemplo: 50kg x 35 ml = 1,750L de água ao longo do dia.

Em suma, lembre-se que cada pessoa é única, e a orientação do profissional de saúde neste momento é essencial para uma transição suave após a remoção da vesícula.

Cuide da sua saúde digestiva e aproveite a vida ao máximo!

Conheça os produtos Anew!

Deixe um comentário

X